top of page
Foto do escritorBianca Breda

O clima pode mesmo influenciar nosso humor?



Você sabia que dias frios, chuvosos e sem sol influenciam no seu estado de humor e até nas escolhas alimentares? É comum em dias

assim, ter "preguiça" de sair da cama, um pouco menos disposição para as atividades físicas e até mais vontade de consumir carboidratos.

Estudos apontam que, por conta da diminuição da luminozidade solar, a produção e secreção dos níveis hormonais de melatonina, que é o hormonio do sono, é afetado, desregulando temporariamente o sistema de sono-vigilia, chamado de ciclo circadiano. Quando isso ocorre, outro hormônio afetado é a serotonina, responsável pelo bem estar, por isso, nos dias mais frios e fechados, nos sentimos menos dispostos. Entretanto vale ficar de olho em outros sintomas que podem estar relacionados ao desenvolvimento de uma doença chamada Transtorno de Humor Sazonal ou Depressão Sazonal. Segundo a OMS, o Brasil é o país com o maior índice de Depressão na América Latina, cerca de 5,8% da população e esse índice piora durante as estações de outono e inverno. Entre os principais sintomas desse tipo de depressão estão a tristeza, ansiedade, aumento de apetite e de peso, irritabilidade e sono excessivo.

O psicólogo e o médico psiquiatra são os profissioanais mais adequados para diagnosticar e tratar a Depressão Sazonal que além da Psicoterapia Cognitivo Comportamental e dependendo da gravidade dos sintomas, medicação antidepressiva e a fototerapia também podem ser utilizadas. Ter um estilo de vida saudável também favorece a melhora e a prevenção da doença.


Ai vão algumas delas:

- Manter uma rotina saudável de sono, em média 6h30 a 7h de sono

- Alimentação saudável incluindo o consumo de frutas, verduras escuras, amêndoas e castanhas e reduzindo acúcar

- Prática regular de atividade física, principalmente ao ar livre e em horários de sol fraco.

- Reservar um tempo para fazer o que te feliz, ai vale ouvir música, meditar, fazer uma prece, dançar, passear...

- Manter-se em contato com amigos e ter uma rede de apoio que você possa contar nos momentos de dificuldade.


Se você se identificou com esse texto, curte e compartilha com os amigos e se precisar de mim, é só chamar.


Bianca Breda

Psicóloga e psicoterapeuta cognitivo comportamental

www.biancabreda.com.br

bianca27breda@gmail.com

@psicobiancabreda

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


bottom of page